Categorias
passeio de barco

História da Caipirinha: saboreie-a em um passeio de barco pelo Rio de Janeiro

Quem visita a Cidade Maravilhosa, já sabe. E se você é fã de boas bebidas, não pode deixar de provar essa que é uma das mais incríveis: a caipirinha. E você pode encontrá-la por toda parte, desde as praias, a escadaria de Selarón na Lapa, a mureta da Urca, até os variados bares espalhados pela cidade. E, é claro, aqui na DDRio, durante um incrível passeio de barco no Rio de Janeiro, todos são recebidos com essa bebida que verdadeiramente expressa a essência carioca – e também falamos muito sobre a história da caipirinha.

Muitos turistas nos perguntam: como a caipirinha apareceu, de onde veio esse nome super original e como é que ela conquistou os corações, não só no Rio, mas em todo o Brasil? Neste post, nós da DDRio, numa vibe bem carioquinha, vamos contar um pouco sobre a história da caipirinha e, de quebra, te chamar para saborear essa maravilha num passeio de barco pela Cidade Maravilhosa. Bora nessa com a DDRio!

História da caipirinha: de onde ela surgiu?

A caipirinha é uma bebida feita com cachaça, limão, açúcar e gelo. Mas nem sempre foi assim. A história da caipirinha remonta ao século XIX, quando os escravos que trabalhavam nas fazendas de cana-de-açúcar usavam a cachaça para aliviar a dor e a febre. Eles misturavam a cachaça com limão, alho e mel, criando um remédio caseiro chamado caipira.

Com o tempo, o alho e o mel foram substituídos pelo açúcar, e a bebida ganhou popularidade entre os fazendeiros e os moradores do interior. O nome caipirinha vem de caipira, um termo usado para se referir às pessoas simples e rústicas do campo.

Assim, a caipirinha se espalhou pelo Brasil e pelo mundo, e como o carioca é muito criativo, principalmente aqui na cidade, ela acabou ganhando variações com outras frutas, como morango, abacaxi, maracujá e kiwi. Em 2019, a caipirinha foi reconhecida como um patrimônio imaterial do estado do Rio de Janeiro.

Será que dá pra fazer caipirinha em casa? 

Agora que já contamos sobre a história da caipirinha, deu até aquela vontade de tomar uma, né? Se você curte colocar a mão na massa, porque não fazer essa maravilha aí na sua casa? Aqui vai uma receita de caipirinha da DDRio casa, da forma bem tradicional. Mas ó, não esquece que a criatividade é sempre o toque secreto que faz toda a diferença! 

  • Corte o limão em rodelas bem fininhas. 
  • Em seguida, misture o açúcar e as rodelas de limão, dando uma leve amassada para soltar o óleo da casca do limão. Cuidado para não exagerar no amasso, para não amargar a bebida.
  • A caipirinha fica ótima mexida, mas você também pode batê-la na coqueteleira. Escolha um copo com boca larga para preparar sua bebida.
  • Adicione açúcar e gelo a gosto e pronto, sua caipirinha está pronta para ser saboreada! 

Curta uma caipirinha com uma vista deslumbrante do Rio de Janeiro

Caipirinha, que é caipirinha boa, é aquela temperada com um passeio gostoso e uma vista bonita, seja da praia ou de toda a cidade do Rio. Agora que você conhece sua história, já imaginou saborear uma caipirinha geladinha, do sabor que preferir, e ainda desfrutar de uma visão panorâmica do Rio de Janeiro? Bondinho? Até poderia ser, mas com um passeio de barco no RJ pela DDRio, com certeza será muito melhor!

Com a DDRio, embarque em um incrível passeio pela Baía de Guanabara e descubra todos os encantos da Cidade Maravilhosa! Da Praia do Flamengo ao Pão de Açúcar, passando pelo Cristo Redentor e a Ilha Fiscal, nosso passeio de barco é puro charme, com mergulhos, drinks deliciosos e petiscos para todos os gostos.

Não perca essa oportunidade de aproveitar o Rio de Janeiro de um jeito único, sob o sol do verão carioca. Junte-se a nós para um passeio de veleiro inesquecível! Acesse o site da DDRio e garanta seu lugar. Prepare-se para uma experiência surpreendente e cheia de bons momentos!