Categorias
passeio de barco

Passeio de barco: como funciona um veleiro?

Você já fez ou tem interesse em um passeio de barco a vela? O veleiro é encantador. Mas muitas pessoas não sabem como ele funciona. Afinal, como pode uma navegação grande ser impulsionada e se mover sem um motor? Se você tem curiosidade em saber exatamente como ele funciona, continue a leitura!

Como um veleiro funciona em um passeio de barco?

Passeio de barco veleiro no Rio de Janeiro | DDRio

Se você quer entender como é o funcionamento de um veleiro, está no lugar certo. Iremos te ajudar a entender melhor sobre essa encantadora embarcação. O veleiro é baseado no Princípio de Bernoulli, o mesmo que esclarece a atuação das asas do avião. A diferença é que, no nosso caso de interesse, a “asa” está virada.

Quando o passeio de barco é realizado na direção do vento, ele é movido com a pressão do vento na vela. Porém, quando veleja contra o vento, a situação é diferente e a vela é sujeitada a uma força mais complexa. A velocidade é reduzida quando o ar passa pela parte traseira do lado côncavo da vela e é elevada quando atravessa a área dianteira. 

Assim, há uma zona de alta pressão atrás da vela e de baixa pressão na frente. Além disso, o veleiro ainda recebe uma força na área lateral por causa da resistência da água. Dessa forma, é possível ter a força necessária que direciona o movimento.

Conheça o glossário de um veleiro para fazer passeio de barco sabendo de tudo!

Agora que você já sabe sobre o funcionamento de um veleiro, precisa conhecer o glossário dele para fazer um passeio de barco e ficar por dentro de tudo. Confira abaixo sobre cada termo das partes dessa linda embarcação!

  • Proa: é a parte da frente do barco. Nela, ficam as velas, como o balão e a genoa.
  • Proeiro: é o tripulante que fica responsável por subir e descer as velas.
  • Popa: é a parte traseira do veleiro e onde, geralmente, ficam o leme e o timão.
  • Mastro: é a estrutura que dá suporte às velas. É como um poste em que as velas são hasteadas.
  • Quilha: é o contrapeso da embarcação. Ela garante a estabilidade e que o barco seja direcionado corretamente para frente.
  • Vela mestra: também é conhecida como Grande, é a vela principal.
  • Roda de leme: também chamada de timão, é a direção da embarcação, controlada pelo comandante.
  • Adriças: é o cabo encarregado de subir as velas.
  • Escota: é o cabo designado para regular as velas genoa e balão.

Passeio de barco é com a DDRio

Gostou de saber como o veleiro funciona e os termos mais usados de cada parte dessa embarcação? Então, você não pode perder o passeio de barco da DDRio, empresa de passeio de barco no Rio de Janeiro. Nossos passeios são personalizados para casal, grupo e despedida de solteira. Você tem direito a escolher o itinerário e muito mais, além de ter um serviço de bordo completo à disposição. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos passeios!